Treino x Condicionamento

Bom dia !
Tenho uma dúvida há anos e gostaria da opinião de vcs.
Fiquem a vontade para compartilhar suas considerações.

Será que é possível melhorar o condicionamento físico após 3 anos de treinamento planilhado 5/6 por semana, mas com um volume semanal entre 8 e 10 hs?

obs: A resposta seria simples se fosse um atleta começando os treinos planilhados (1º ano) ou se pudesse aumentar o volume de treinos na semana (14 hs+)

Eu treino desde 2017 sempre com média semanal entre 6-8 horas e continuo melhorando ano após ano apesar da idade (47 anos).

2 Likes

Muito bom @Marcelo_Heinig. Também acho possível a evolução, mas o limitador do tempo (horas semanais) com o passar dos anos ficam cada vez mais lenta a sensação de evolução.
Agradeço sua disposição.

E dependendo de quanto ja se melhorou a melhora subsequente é cada vez mais lenta… Mas mesmo com 6-8 horas eu acredito que seja possivel atingir um bom nivel de condicionamenro. Qualidade dos treinos me parece mais importante que horas de treino.

1 Like

From my experience, absolutely possible too. I believe there is a level of fitness that we will attain and maintain with a given effort. The types of effort will determine the type of fitness we attain. Some may prefer to emphasize strength, others endurance. I’ve never read a study of fitness plateau. The essence of fitness gains seems to be the bodies’ adaptation to stresses beyond what it considers normal.

There’s more than just the number of hours though. I would consider a fitness plan to be more than just the time physically on the bike. Weight and lien muscle mass are two areas within a fitness plan and that has to include diet and weight too. Personally, my body is so far out of shape that it may never reach a plateau.

1 Like

Boa análise @Jcmiii ! Concordo com vc que um bom condicionamento/performance tem outras variáveis como dieta e peso correto. E acredito cada vez mais que se um atleta possui um teto de horas semanais por vários anos… a qualidade e planejamento dos treinos devem ser muito bem assertivos… isso fará com que o atleta continue evoluindo mesmo não aumentando o volume de treinos.